Um pouco sobre mim...

Sou um profissional que iniciou a carreira trabalhando como design gráfico e produtor de sistemas para internet. Esses conhecimentos me tiraram de Niterói e me levaram para um empresa que atuava com turismo na cidade de Armação de Búzios.


Fui responsável pela criação de banners digitais para web, tratamento de imagens, entre outros serviços de design. Com o tempo, fui encarregado também de "tirar fotos" de algumas pousadas e hotéis. (Esse foi o meu primeiro contato com a fotografia profissional)


Até então, eu mesmo não sabia para onde isso iria me levar até porque, eu não tinha conhecimento para realizar tal função. Mas como todos que trabalham para empresa privada, só me restava obedecer e tentar trazer para a empresa as desejadas fotos.


Como tinha experiência em obter referências para criação de logomarcas, busquei também aplicar esse recurso antes de "tirar essas fotos". Sinceramente, as fotos que fazia eram super básicas, afinal eu não tinha o conhecimento técnico necessário.


O tempo foi passando e fui adquirindo novos conhecimentos específicos da área de atuação da empresa e com o tempo fui convidado para outro setor com um salário melhor. Isso envolvia deixar um pouco de lado a parte da criação de artes e imagens para me dedicar mais a parte administrativa da empresa.


Até que me sai bem, nesta nova área por um tempo, mas depois de aproximadamente 5 anos, por problemas financeiros na empresa eu optei por sair.


Em seguida, encontrei uma oportunidade de emprego em uma pousada na mesma cidade como responsável para gerenciar suas reservas. Como o salário era bom, não tive como recusar. Atuei por 1 ano e meio nesta empresa até ser convidado por uma outra pousada na mesma região com um salário ainda melhor (novamente não pensei duas vezes). Expliquei para o dono da empresa que tinha recebido uma oferta melhor de salário e também melhores condições de trabalho afim de  verificar se ele não podia pelo menos oferecer a mesma coisa. Como previsto, ele não cedeu e isso me levou a pedir demissão e ir para esta nova empresa.


Nesta nova empresa, ocupei a gerencia das reservas e também a parte de marketing. Com isso pude voltar a aplicar meus conhecimentos de criação de imagens de impacto para divulgação.


Passado mais ou menos 1 ano e meio, fui convidado para o cargo de gerente geral desta  pousada. Novamente a oferta de salário me comprou. Eu imaginava que tinha noção do que seria, mas eu não sabia o que me esperava. Com esta nova função, obviamente veio muitas outras responsabilidades.


Durante este período tive o imenso prazer de receber na pousada um fotográfo e sua esposa oferendo o serviço de fotografia (especializado em arquitetura). Após ver e seu portfólio com belíssimas fotos que eles já tinham realizado contratamos seu serviço. (Esse contato com ele me fez olhar para a fotografia com outros olhos)


Acompanhá-lo durante todo o processo de seu trabalho me fez entender o quanto a fotografia era complexa e cheia de detalhes (assim como uma criação de uma logomarca ou arte para divulgação). Bem, ele realizou e entregou um belíssimo trabalho e acompanho sua trajetória e fotos até hoje.


(Outra pessoa que me influenciou muito foi meu cunhado, atua com fotografia de eventos)


Depois de mais um ano tirei minhas férias. Digamos por passagem, mais que merecidas. Estava completamente exausto, com a cabeça a mil por hora. 


Com o tempo, alguns necessitam de algo a mais além de apenas satisfação financeira e profissional. Eu não me sentia realizado pessoalmente, sentia que estava faltando algo e isso começou a afetar a minha vida.


Esse período de descanso foi essencial para colocar minha cabeça no lugar. Ainda, durante minhas férias iniciei um curso sobre fotografia. (estava entrando um mundo incrível que mudaria minha vida)


Voltei das férias, mas apesar de ser bem pago e ocupar um cargo respeitável, não estava me sentindo bem, me sentia infeliz e mal humorado. Comecei a ter problema de saúde e ao procurar um médico soube que era imunidade baixa causada por estresse.


Neste momento soube que precisava mudar minha vida. O que me fez pensar muito, foi o medo de deixar o emprego que apesar das "dores de cabeça", remunerava bem.


Entrei em uma fase de muita reflexão e ponderação. Estava me tratando de uma infecção causada por baixa imunidade.(ainda indo ao trabalho)


Depois de uns seis meses ainda não curado (mesmo tomando os medicamentos) tomei a decisão de deixar o emprego. Foi uma decisão muito difícil, mas me levou a recuperação da saúde. Durante este tempo também continuei estudando e conhecendo cada vez mais sobre a fotografia.


Minha rede de contatos na cidade me gerou o primeiro cliente na área. Este cliente foi uma empresa (uma pousada), foi nele onde apliquei pela primeira vez os conhecimentos adquiridos. Em seguida foi um restaurante, ...


Depois disso resolvi me dedicar exclusivamente a este mercado fantástico que é a fotografia. Fiz inúmeros cursos de especialização e também cursei a faculdade de Fotografia para obter ainda mais conhecimentos.


Confesso que os primeiros passos são difíceis, mas acredito que quando você faz o que gosta, o retorno pode demorar mas sempre vem.


Precisa de fotografia profissional? Será um imenso prazer te atender!