Dando seguimento à técnica fotográfica, após aos princípios sobre a luz, vamos para a cor.
Técnica Fotográfica | Cor
Embora seja possível perceber cores em ambientes de baixa luminosidade, é inegável que a maior incidência de luz traga uma melhoria no resultado.
Por isso, as cores existem devido a nossa percepção visual e, especificamente, ao nosso sistema visual, que interpreta as diferentes composições de comprimentos de onda de luz como cores.
Olhos Humanos
Muitas invenções engenhosas baseiam-se em “observações da natureza”. O modo como os filmes coloridos e os sensores de imagem funcionam deve-se muito aos estudos dos cientistas sobre o que é a cor e como os olhos humanos respondem a ambientes coloridos.
Dessa forma, hoje está bem estabelecido que nossas retinas contêm milhões de células em forma de bastonetes e cones. Os bastonetes são mais sensíveis à luz, mas não discernem cores. Eles se encontram distribuídos na área periférica da retina, onde a imagem é formada. Existem cerca de 75 a 150 milhões de bastonetes nessa área.
No entanto, os cones, que são menos sensíveis, reagem à cor com seus três tipos de recepção determinados por conteúdo químico. Eles concentram-se no centro da retina e são menos abundantes do que os bastonetes, na casa dos 6 a 7 milhões.
Entretanto, a teoria tricromática não explica alguns aspectos da visão colorida. Mas, as descobertas desses cientistas do século XIX continuam sendo altamente relevantes para compreender a fotografia colorida.
Ao mesmo tempo, lembre-se de que seu olho é uma extensão do seu cérebro, conectado a ele por mais de 750 mil fibras em cada nervo óptico. (LANGFORD, 2013, p.3).
As Câmeras
Já que a câmera pode ser comparada ao mecanismo do olho humano para receber e compreender as ondas luminosas em cores, é preciso compreender como as cores funcionam em sua câmera e, posteriormente, em impressões das imagens digitais.
RGB & CMYK
Existem duas formas distintas de leitura de cores: o método aditivo (conhecido como RGB) e o método subtrativo (CMYK).
No método aditivo, as cores Vermelho (R=Red), Verde (G=Green) e Azul (B=Blue) são percebidas em cones específicos para cada uma dessas ondas. Na união das três cores, a luz formada é a branca enquanto na ausência de ondas luminosas, temos o preto. Perceba que a união dessas luzes retorna novas cores complementares sendo, Ciano (C=Cyan), Magenta (M=Magenta), Amarelo (Y=Yellow).
Método aditivo de cores
Esse método é o utilizado em iluminação de estúdios, monitores de computador, televisores, smarthphones e outros equipamentos que operam diretamente com a luz formando as imagens.
Contudo, o método subtrativo é utilizado na fabricação de corantes. “Baseiam-se na absorção de luz usando as cores complementares ciano (C), magenta (M) e amarelo (Y – yellow) ” (LANGFORD, 2013, p.5).
Quando unidas, o resultado é de cores mais escuras. Quanto mais escuro o resultado da mistura dessas cores, é igual a menos luz. A ausência de cor corresponde ao branco, ou, a reflexão completa da luz, não registrando nenhuma cor perceptível. Note na figura 5 a seguir que, a união das cores primárias Ciano, Magenta e Amarelo, resulta em preto, representado pela letra K (black) no sistema subtrativo.
Sistema subtrativo de cores
Na prática, ao longo de sua jornada como fotógrafo(a), será muito importante esse conhecimento para que você refine seu olhar, fazendo uma correta leitura de cores, escolha suas preferências de coloração das imagens e ainda, apure seus conhecimentos para calibrar seus equipamentos.
A Calibragem
A calibragem, no entanto, consiste basicamente em equilibrar as cores percebidas pela câmera, pelo monitor e pelo processo de impressão, até chegar de volta ao olho humano.
Método Aditivo RGB: usado para criar cores através da mistura de luz.
Método Subtrativo CMYK: usado para criar cores a partir de pigmentos de coloração.
Todavia, ressalto que nosso estudo sobre a técnica fotográfica está somente no início. Até aqui, lemos sobre a luz e a cor, sendo assim, o próximo artigo abordará a temperatura.
Enfim, nos encontraremos no próximo artigo sobre técnica fotográfica.
Então, curtiu o artigo e quer contribuir com um cafezinho de agradecimento? Faça a sua contribuição através do QR Code abaixo. Ajude o Foto Blog que te ajuda. Qualquer valor é bem vindo! Um café tá R$2 aqui, por exemplo.
Artigos Relacionados
| Fazer longa exposição | Tipos de câmeras | Luz o princípio (parte 1) | Luz o princípio (parte 2) |
| Fotógrafo | Saquarema | Foto | Fotografia | Galeria Online | FotoBlog | Claude Monet | Técnica Fotográfica | Técnica Fotográfica Cor